Olhar Por Braga!

2007-01-31

EU É QUE SOU O ‘PLESIDENTE DA JUUUNTA’!


Tenho assistido com algum espanto, mas sem surpresa, à forma como a maioria dos Presidentes de Junta de Freguesia se ocupam tanto de trauliteirice partidária em vez de reflectirem e trabalharem seriamente pela sua freguesia. Isto a propósito dos abaixo-assinados a que se dão ao trabalho (ou melhor, que alguém se dá ao trabalho de o fazer por eles!) de elaborar contra meras propostas de alguns vereadores, neste caso do PSD.

Dizem estudos universitários que há uma grande info-exclusão destes autarcas, mas julgo que o problema é mais grave, é mesmo um problema de iliteracia! Das duas uma, ou não conseguem ler e interpretar um simples texto ou pura e simplesmente não têm personalidade nenhuma, não querem pensar pela sua cabecinha e estão-se ‘borrifando’ para os verdadeiros interesses da sua freguesia.

Qualquer leigo (politicamente falando) percebe o que é de interesse e o que trás vantagens para uma freguesia, sabe o que quer dizer informar, o que quer dizer transparência, o que quer dizer consulta, o que quer dizer proposta, etc., etc. O que os Senhores Presidentes de Junta sabem é que “desconfiam da intenção” de tais propostas, mas o que sempre ouvi dizer é que quem é desconfiado não é certo!

É óbvio que os Senhores Presidentes de Junta não são visionários, são desconfiados e o verdadeiro objectivo parece não passar pelos interesses da freguesia mas sim pela obediência cega à caciqueirice e prepotência – não do Partido Socialista bracarense (como disse o PSD), que tem gente boa, mas – do líder camarário e seus tentáculos, estrategicamente colocados em órgãos (ditos) de informação, no meio associativo (reformados, IPSS, desportivo, …) e nalgumas juntas de freguesia, com Gualtar a ponta de lança, cobrando com a pequena obra aqui e ali, com o subsídio, com o apoio para a sede, mas sempre com retorno “à cabeça”.

Como me confessava um Presidente de Junta das minhas relações, quando do primeiro abaixo-assinado, justificando-se, disse não ler o que assinou, apenas o Senhor Nogueira lhe pedira que assinasse que nada perderia, antes pelo contrário… Palavras para quê?! Se a regra é esta, e ao ritmo que o líder do PSD apresenta propostas, o melhor será os Senhores Presidentes deixarem na Câmara uma resma de folhas assinadas em branco para os abaixo-assinados que por aí vêm, caso contrário o Senhor Presidente da Câmara vai ter que admitir mais um motorista e adquirir uma viatura para tornar eficaz o processo!!!
Ah! E o protagonismo dos proponentes está garantido! Tenham dó dos munícipes.

3 Comments:

  • Enfim caro Henrique D'Almeida o que é afinal ser presidente da junta em Braga?Obedecer ao chefe da oligarquia!
    Aqueles que tal não o fazem ficam excluídos da benevolência camarária!
    A junta que cita, a de Gualtar trabalha muito pelos seus cidadãos...mas é só um pouquito à noite,pois duranteo dia aquela junta está encerrada!Onde se devem dirigir os gualterienses?A S. Victor que está aberta em horário de expediente?
    Mas claro o senhor João Nogueira quaze não vê (tem uma doença na vista infelizmente),quem lê e assina o expediente da junta?...Tem para lá disso a difícil tarefa de conduzir os destinos bolorentos da Bragahabit-EM,bem como outros afazeres...

    Os cidadãos de Gualtar terão de esperar por melhores dias,bem como os bracarenses.

    Quanto às sedes e favores em busca de simplesmente calar o cidadão obrigando-o a sentir-se preso...não me prendi!Fugi!...

    Abraços

    By Anonymous Anónimo, at 9:19 da manhã  

  • Caro H d'A,

    Quem tivesse estado na ultima assembleia de freguesia em S Vicente perceberia o seu texto, aliás estou tentado a crer que ambos os Presidentes têm como Líder Espíritual o mesmo "rabino" !!!

    By Blogger Carlos Alberto Lopes (Ka), at 4:40 da tarde  

  • Como o Carlos disse parece que estas a falar das Assembleias de S Vicente.
    Ou seja, acreditamos que não há democracia sem partidos políticos, mas também temos a convicção de não haver verdadeira democracia quando todo o poder político se concentra nestas organizações partidárias e nenhum poder é reservado aos cidadãos.

    By Blogger JORGE PIRES, at 10:31 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home