Olhar Por Braga!

2008-04-21

É PARA ISTO QUE SERVEM OS NOSSOS IMPOSTOS?

Recebi ontem (15 de Abril) mais um comunicado do activo gabinete da presidência da Câmara Municipal de Braga (CMB), como muitos bracarenses que usam (mesmo que não o tenham subscrito) aquele correio electrónico.

Este porém, e embora não tenha sido o primeiro, vai mais longe no ‘género e espécie’. Obviamente que todos nos podemos pronunciar sobre tudo, mas convém que cada um saiba ocupar “o seu lugar”.
Não é o que acontece com este comunicado (no mínimo) trauliteiro do gabinete da presidência da CMB assinado por o Sr. Mesquita adjunto. E justifico.
O comunicado, pretensamente de um organismo público, responde pelo presidente que devia ser o de ‘todos os cidadãos’, toma a posição clara e inequívoca do secretariado do seu partido, veja-se os termos em que começa o comunicado – “A ‘coligação de direita’ pré-anunciada recandidata às próximas autárquicas em Braga promoveu no passado fim-de-semana aquela que é por si assumida como a abertura da sua pré-campanha eleitoral.”

Depois, ao longo do comunicado há uma interferência e falta de ética ao pronunciar-se sobre aspectos puramente internos de cada organização, nomeadamente sobre presenças, posturas individuais, entre outros, que nem ao partido ficaria bem tomar (nem me lembro que o tenha feito…) quanto mais ao “gabinete da presidência” sustentado pelos nossos impostos, absorvendo alguns milhares de euros, na contratação de assessorias, e que na realidade estão a alimentar a máquina do partido socialista. Este facto é reconhecido no próprio comunicado que depois de expor os comentários que bem entendeu diz que não é sua competência fazê-lo! Vejam a seguinte citação – “Obviamente que não compete à Presidência da Câmara Municipal de Braga reflectir sobre este facto puramente partidário…”

A falta de senso do presidente da CMB é reveladora, quiçá, de alguma inquietude e/ou nervosismo, que a sua longa experiência já devia controlar não caindo neste tipo de comunicados (já não é o primeiro) exclusivamente para comentar a actividade partidária. Eu diria que seria menos despropositado emitir um comunicado respondendo a algumas “bocas” que o presidente da CMB ouve quando se passeia nas ruas, do que o fazer a respeito do partido A ou …A, sim a um só porque, pelos vistos é aquele que lhe anda a “tirar o sono”.

Há, ainda, neste tipo de comunicados uma linguagem cheia de ironia – cito “…acusação feita neste âmbito pelo pretenso recandidato do ‘partido-de-luís-filipe-menezes’: a de que a Câmara Municipal de Braga estaria «de costas voltadas para o conhecimento científico…” – por vezes a roçar alguma má criação que, não sendo original mas desculpável nas refregas partidárias, reflecte o nível por onde anda o “gabinete da presidência” da CMB pago pelos impostos de todos nós. E eu não quero pagar para este tipo de “serviço (que devia ser) público”!
A “parceria Mesquita e Mesquita” devia mudar-se imediatamente para instalações próprias, pagos por dinheiros próprios, na Av. João XXI e deixar a Praça do Município à exclusiva governação da polis.
HdA